top of page
  • Whatsapp

PRÓTESE DENTÁRIA

  • Foto do escritor: Doing 4 You
    Doing 4 You
  • 29 de nov. de 2023
  • 6 min de leitura

ree

A PRÓTESE DENTÁRIA E OS TIPOS


          Para fazer uma prótese dentária, o paciente tem que primeiro tratar dos dentes no dentista. Depois deste procedimento o dentista tira uma impressão (molde) da boca, em cima e em baixo. É indolor e o único desconforto é o tempo de espera até que o material de impressão endureça (alguns minutos de boca aberta).

Os moldes seguem para um laboratório de prótese dentária onde um Técnico de Prótese Dentária verte gesso para dentro deles, de modo a obter um modelo que replica a boca do paciente. É com os modelos obtidos que começa o trabalho da prótese dental. Podem ser necessárias várias provas antes de finalizar o trabalho. A cada uma dessas provas, o paciente é chamado ao consultório do dentista e convidado a dar a sua opinião. Finalmente chega o dia da entrega e colocação da prótese dentária..


          Basicamente existem dois tipos de prótese dentária, prótese dentária removível, o paciente pode retirar e colocar a dentadura sempre que desejar, e prótese dentária fixa, cimentada/colada na raiz do dente ou em coroas devidamente preparadas. A prótese fixa também pode ser aparafusada a implantes. Só o dentista poderá remover. Ambos os tipos de próteses podem ser parciais ou totais. A prótese dentária fixa pode restaurar os dentes todos da boca se forem usados implantes dentários para a sua fixação.


          Mediante o que se acabou de referir importa primeiro saber quantos dentes lhe faltam. A partir daí começa-se a estabelecer uma solução ou várias soluções. A reposição em tempo breve dos dentes em falta, através de prótese dentária adequada, é fundamental para a estabilidade de todos os outros dentes. Se o lugar do dente ausente for à zona da frente, acresce o problema estético. Fica feio um espaço escuro no meio de um conjunto claro como aquele que é formado pelos dentes alinhados.



OUTROS TIPOS DE PRÓTESE DENTÁRIA


PPR de metal, Esquelética ou Roach


          Uma prótese esquelética é uma prótese dentária parcial que cobre uma porção menor da boca, devido à robustez da sua parte metálica. Ideais para quando a pessoa não quer cobrir o palato. Usa grampos (ganchos) nos dentes para se manter no lugar e suportar a prótese. Isto pode resultar num problema estético, se o grampo ou gancho ficar muito visível. Por vezes a esquelética fica folgada mas esse problema é prontamente resolvido num dentista ou laboratório de prótese, através do aperto dos ganchos ou grampos. A liga metálica usada nas esqueléticas é uma liga não preciosa de crômio-cobalto ou crômio-níquel.

É uma prótese mais cara que a convencional de resina acrílica e precisa sempre de dentes naturais onde agarrar e ganhar apoio.


Prótese dentária parcial removível de acrílico, silicone ou nylon.


          De entre todos os tipos de prótese, a prótese parcial removível de acrílico é a mais barata e deveria ter apenas um carácter temporário. No entanto é a mais usada por razões sócios econômicas. Este tipo de prótese é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam. Apoia-se unicamente nos tecidos moles e no que resta do osso alveolar.


          A prótese de silicone e de nylon é uma prótese flexível, em princípio mais confortável e fácil de colocar. É mais cara que a prótese de acrílico normal e quando quebra é difícil de consertar. Não é indicada para substituir muitos dentes porque como é flexível existe alguma mobilidade nos dentes postiços e ninguém quer que os dentes se movam enquanto ri, fala ou come. Não é possível acrescentar dentes ou fazer um rebasamento nas próteses de silicone e nylon. Muitas pessoas reportam uma grande incidência de aftas no uso deste tipo de dentaduras.


          Os fabricantes mais conceituados oferecem uma garantia limitada e um certificado. Esclareça estas questões mais a possibilidade de reparação junto do seu dentista antes de encomendar uma prótese flexível.

Prótese dentária total removível


          A prótese total removível, muitas vezes apelidada de dentadura, placa dentária ou chapa, é normalmente em acrílico e destina-se à substituição de todos os dentes. É suportada apenas pelos tecidos moles e estrutura óssea subjacente. Esta prótese acrílica superior de 13 dentes (quase total) mantém-se na boca pela ação conjunta de pequenas retenções da anatomia do que resta do osso alveolar, da língua, dos músculos faciais, e no caso da prótese superior, do efeito de vácuo entre a superfície interna da prótese e o palato (céu da boca). Neste caso busca também retenção no único dente que resta na boca. A retenção da prótese total é muito problemática quando há uma reabsorção quase total do osso alveolar. Nessa situação a única solução é recorrer aos implantes dentários.


Os dentes postiços das próteses removíveis

 

          Os dentes utilizados nas próteses parciais e totais são normalmente dentes pré-fabricados em acrílico. Também podem ser usados dentes de porcelana (cerâmica) a pedido do paciente. Haverá um custo acrescido neste caso. Os dentes de porcelana têm a vantagem de resistirem muito mais ao desgaste, terem um aspecto mais natural e não sofrerem alterações na cor com o tempo. Por outro lado são muito mais caros e difíceis de reparar quando se partem e levam a uma maior reabsorção do que resta do osso alveolar por serem mais duros. Há porém que ter em consideração que a prótese removível tem um período de vida limitado pelas contínuas alterações da boca e pela degradação dos materiais empregues. É fácil compreender que a boca vai-se alterando com o decorrer dos anos, levando a uma desadaptação da prótese.


Desvantagens da prótese removível


          A única vantagem aparente da prótese removível sobre a prótese fixa é de ordem econômica. Se considerarmos a sua menor duração e a potencialidade de levar à perda de mais dentes num período curto de tempo, facilmente compreenderemos que nem essa vantagem existe. Este tipo de prótese só pode ser considerado uma solução temporária. Como se trata de uma prótese que cobre parcialmente os dentes ainda existentes, pela sua parte lingual, aumenta o surgimento de cáries nesses dentes. Pode igualmente mover esses dentes como se fosse um mau aparelho ortodôntico.


Prótese híbrida implanto-suportada


          As próteses totais em metal e acrílico ou metal e cerâmica, aparafusadas ou cimentadas nos implantes dentários, são conhecidas por próteses híbridas.

Este tipo de prótese só pode ser retirada da boca pelo dentista.


FACETAS DENTÁRIAS – PARA DEIXAR SEUS DENTES BONITOS


          As facetas dentárias são próteses de porcelana finas que são coladas na frente dos dentes (conhecida como face vestibular), proporcionando uma aparência natural e atraente. As facetas dentárias são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal.


TIPOS DE FACETAS


          Os dois materiais mais comumente usados na fabricação das facetas dentárias são a resina e a porcelana. Ambos os tipos podem ser fabricados por um protético em laboratório de prótese dentária.

As facetas são coladas aos dentes com cimento resinoso. A porcelana é um material frágil, mas, quando firmemente colada ao dente, pode tornar-se muito forte e durável.

lente de contato é extremamente fina. É indicada para dentes que possuem uma boa coloração mas que exista algum defeito estrutural ou de forma, como dentes separados ou apinhados. Como são finas e translúcidas, as lentes de contato transmitem a cor natural do dente, gerando um bom resultado estético.


COMO AS FACETAS SÃO COLOCADAS?


          O dentista remove uma pequena quantidade da superfície do dente para permitir a colocação das lâminas. Em seguida, ele tira o molde dos dentes e o envia a um laboratório de prótese. A faceta é feita de modo a caber perfeitamente no dente e na boca. A faceta é colada ao dente com cimento resinoso.


LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DAS FACETAS


          A limpeza das facetas deve ser feita como a dos seus próprios dentes. O uso do fio dental uma vez ao dia e a escovação duas vezes ao dia com um creme dental com flúor ajudam a remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana responsável pela cárie e problemas gengivais. Consulte seu dentista e peça a ele que recomende produtos de higiene bucal que ajudam a manter a durabilidade das restaurações dentárias.

POR QUE REALIZAR ESTE TRATAMENTO.


          A decisão do tratamento com facetas de porcelana depende de alguns fatores:

​​

  • Da necessidade estética;

  • Melhora a função mastigatória

  • Integridade da estrutura dentária remanescente

  • Auto estima do paciente.

Comentários


bottom of page